Encontre respostas para suas dúvidas e dificuldades!


Orí é o Orixá da essência vital de uma pessoa, aquele que garante o seu Eledá; é responsável pela vitalidade, mecanismos físicos, mentais, emocionais e espirituais. É ele quem define quem somos, nossos valores e condutas.

 

Dentre os iorubás o comportamento e o caráter (iwa) são de extrema importância para que o homem seja próspero. Atitudes como coragem, responsabilidade, equilíbrio, bom humor, ser ativo, não praguejar, não realizar mal são exemplos de atrativos da sorte.

 

De modo oposto, pessoa de má índole, que possuem valores duvidosos, são enganadores e provocam o mal estar são dotadas de iwa buruku, pois manifestam atitudes irreverentes, são inquietas, irresponsáveis, impacientes, desequilibradas, pouco harmoniosas e normalmente consideradas com personalidade perturbada. Ribeiro 1996 (²) afirma que esta pessoa, onde quer que esteja, favorece a ruptura, a desunião e a intriga, e onde chega provoca, no mínimo, desconfortos.

  

Ifá traz a sabedoria:


Iwa re lo nse e Bi o ba ya, wa ni won o feran e

Teu comportamento te joga pra lá e pra cá - Depois você reclama que não é amado.


Iwa re laye yii ni yoo da o lejo. (vide post sobre Ifá-Orumilá)

“Seu caráter na terra proferirá sentença contra você”.

   

Vemos então pessoas com ORI BURUKU, que não conseguem ficar com o que é bom, possuem um péssimo destino, transmitem azar e não desejam melhorias nem para si e nem para os outros.

  

“Orí é a mais importante das divindades em favorecer determinada pessoa, todo e qualquer progresso dependerá do que for sancionado por Orí. Se o Orí não simpatiza com a causa de uma pessoa, nada poderá ser feito por outra divindade." (¹)

  

No post sobre Exú relacionei seus diversos nomes atribuídos à sua grande capacidade para melhorar a vida dos seres humanos, e uma delas em especial relaciona-se com ori: Ìwá – Aquele que com seu caráter e personalidade influencia as pessoas fortalecendo suas virtudes (Salami 2011). Ou seja, Exú auxilia Orí que deve ser cuidado através de rituais de Ebós, Boris, oferendas e iniciações para que os aspectos materiais e de relacionamentos interpessoais possam ser concretizados.

  

Um Orí empobrecido de vitalidade faz com que o ori inu (cabeça) não consiga pensar, seus pés não caminhem e suas mãos não realizem. Então dizemos através da liturgia do Ifá:

  

Ori wo ibi rere gbe mi de Ese wo ibi rere gba mi gba


Ori procure um bom lugar para você me levar – me conduza até a sorte - Meus passos – meu comportamento, minha postura, minha atitude – me encaminham na direção das coisas boas.

  

Cultuar aos Orixás no Isese Lagba é ser ativo na sua espiritualidade. É trazer para a realidade do dia-a-dia a possibilidade de uma vida saudável e próspera. Isto significa que a partir de bons comportamentos associados às ritualísticas no axé  o devoto adquire a capacidade de progressão e evolução material, física, mental e emocional para lidar com os imprevistos da vida.

  

Iwa ni oba awure.


O comportamento – postura, atitude – é o rei de awure – magia para atrair a sorte. Quem tem bom iwa terá sorte.


Para os yorubás a prosperidade é muito mais do que ter a poupança ou a conta corrente cheias, com fortuna. Ser próspero é ter progresso, evolução, ter trabalho, família, filhos e acima de tudo ter riqueza interior.

  


ori-facebook



Asé !

Iyalorixá Vanessa Osuntayo (IyaFabunmi)

Iya-Vanessa-Osuntayo---Jogo-de-Buzios



(1) Sàlámí e Ribeiro, Exu e a ordem do universo. São Paulo: Oduduwa 2011.
(2) RIBEIRO, R. I.Alma africana no Brasil: Os Iorubás. São Paulo: Oduduwa, 1996.

  

Iyalorixá Vanessa Osuntayo

Sunday, December 01, 2019

Ori, A Divindade Da Essência Humana